Saúde Ministro não descarta aumento do álcool e do tabaco

18-07-2014 15:43

 

O ministro da Saúde disse hoje, aos microfones da Rádio Renascença, que é a favor do aumento dos impostos em produtos como o tabaco e as bebidas alcoólicas. Para bem da saúde pública, referiu Paulo Macedo, também é importante reduzir a quantidade de sal na alimentação.

No programa ‘Conselho de Diretores’ da Rádio Renascença, Paulo Macedo deixou a porta aberta a um eventual aumento na tributação das bebidas alcoólicas e do tabaco.

“Há uma clara evidência técnica que o aumento do preço do tabaco e das bebidas alcoólicas leva a uma redução do consumo”, começou por dizer o ministro da Saúde, acrescentando logo de seguida que esta “não é uma medida que tenha apenas um aspeto financeiro”.

Sobre a questão do sal na alimentação dos portugueses, Paulo Macedo considera que a saúde pública sai a ganhar se o consumo deste produto for reduzido e, para isso, defende que os saleiros na mesa dos restaurantes têm de deixar de ser uma presença assídua.

"Em termos de saúde pública o que me interessa é a redução do consumo do sal. Por exemplo, nós ganhámos imenso quando baixámos - e não foi este Governo - no pão. Há outros hábitos como por exemplo a questão do saleiro e do pimenteiro na mesa de todos os restaurantes. Ganhamos imenso se for a pedido", concluiu.

 

https://www.noticiasaominuto.com/pais/251128/ministro-nao-descarta-aumento-do-alcool-e-do-tabaco