• Histórico da Instituição
 

    O C.A.R.D.A. foi criado em 1999, quando um grupo de alcoólicos recuperados se juntou com o propósito de lutar contra a problemática do alcoolismo, ajudando assim alcoólicos e suas famílias. Foi gerido por uma Comissão Instaladora até 16 de Dezembro de 1999.

    É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) registada a 25 de Maio de 2000, na Direção Geral da Solidariedade e Segurança Social, com o nº 5/01, as folhas 178 verso e 179, no Livro nº 1 das Instituições com Fins de Saúde.

    Inicialmente, começou por funcionar numa sala cedida pela Junta de Freguesia de São Bernardo mas o seu crescimento obrigou à mudança de instalações, de modo a responder à procura cada vez maior e em local mais acessível.

    Foi criado com a finalidade de apoiar a resolução de problemas sociais ligados a uma população muito específica, o doente alcoólico e sua família. É uma estrutura polivalente que desenvolve serviços e atividades de diversa ordem, de forma a promover a integração social dos indivíduos.

    Não obstante, a grande diversidade de problemas sociais, a pertinência e a necessidade da criação desta instituição revelou-se urgente, no sentido de intervir ao nível da problemática do alcoolismo, uma vez que esta tem aumentado significativamente. Assim, como não existia uma opção até ao aparecimento do C.A.R.D.A., este propôs-se a colmatar esta lacuna dando uma resposta específica a estas situações.

    A valorização do trabalho a favor da sociedade foi reconhecida pela Segurança Social que, a 18 de Maio de 2001, assinou com o C.A.R.D.A. um Protocolo Atípico, sendo este renovado em 30 de Setembro de 2005.

  • Quais são os nossos objectivos gerais: 

1.      Promover a prevenção do alcoolismo e dos problemas ligados ao álcool;

2.      Dinamizar e sensibilizar o tratamento de alcoólicos em articulação com os serviços de saúde oficiais. Funções de acolhimento, atendimento, encaminhamento e acompanhamento do doente alcoólico e suas famílias;

3.      Assistir e amparar os alcoólicos tratados e seus familiares.

  • A atuação do C.A.R.D.A. na Prevenção  

    A intervenção do C.A.R.D.A. na prevenção tem como objetivo desenvolver diversas atividades refletidas nas ações de sensibilização, nos atendimentos/consultas de seguimento do processo do utente, convívios entre utentes e suas famílias e reuniões de interajuda.

    As ações de sensibilização consistem numa abordagem bidirecional. Uma focada na comunidade, baseada na realização de atividades em várias entidades, tais como, empresas, instituições e escolas, de modo a consciencializar a sociedade para o alcoolismo. Outra centralizada no próprio alcoólico e seus familiares, através de contactos diretos (visitas domiciliárias), de forma a motivar para o tratamento e para a manutenção da abstinência alcoólica. Junto da família procuramos apoiar e alertar para as especificidades do alcoolismo.

Nos atendimentos/consultas damos continuidade à implicação ativa do sujeito no seu projeto de vida, com a finalidade de evitar uma recaída mantendo, a longo prazo, a abstinência.

Os convívios e as reuniões de interajuda são benéficos porque facilitam a criação de laços afetivos que permitem a troca de experiências, contribuindo para ultrapassar as diferentes fases vivenciadas no decorrer do tratamento.